segunda-feira, julho 26, 2010

diariografico.com

Esta semana os meus cadernos de desenho estão em destaque no site diariografico.com e no blog diario-grafico.blogspot.com, ambos da autoria de Eduardo Salavisa.
Obrigado, Eduardo!


Aqui podem ver uma pequena selecção de páginas de um dos meus cadernos dedicados à botânica, onde registo algumas plantas que chamam à minha atenção.




segunda-feira, julho 12, 2010

Entrevista no blog Branmorrighan

Está on-line no blog Branmorrigan uma entrevista onde falo um pouco sobre mim e sobre a criação do livro Uma mão cheia de amoras.


Este blog é dedicado à literatura e ao paganismo. A autora - Sofia Teixeira - é viciada em livros e apaixonada pelo universo da mitologia, com predilecção especial pela cultura celta. No blog ela publica as suas opiniões sobre os variadíssimos livros que vai lendo, ao mesmo tempo que faz um óptimo trabalho de divulgação dos autores e respectivas obras.

Se quiserem escolher uns livrinhos para ler durante este verão, vale a pena passar por lá. Há sempre novidades.

Desenho de modelo #55



sábado, julho 03, 2010

Escapadela à Galé


Praia da Galé, descanso...

Retrato #34 - O último do curso


Este foi feito em apenas duas aulas (6h) e não ficou muito pormenorizado. A base de caseína diluída ficou visível em quase toda a área, excepto no rosto, onde apliquei vários tons de pele opacos.

sexta-feira, julho 02, 2010

Retrato #34


Este é o meu segundo retrato a óleo. Desta vez já me senti mais à vontade com a técnica e com a mistura das cores.

Retrato #33


As últimas aulas do curso de retrato do professor Artur Ramos foram dedicadas ao esboceto a óleo. Cada retrato foi feito ao longo de 3 aulas de 3 horas cada.
Mostro aqui o resultado de cada uma das 3 aulas. A reprodução das cores não é correcta porque tirei cada uma das fotos em circunstâncias de iluminação diferentes. De qualquer forma a sequência serve para se perceber o método expedito que o professor nos ensinou e que consiste na sobreposição de camadas.
Não estou muito contente com este retrato enquanto resultado final mas fiquei muito satisfeita com aquilo que consegui aprender nesta minha primeira experiência de retrato a óleo.



Primeira fase: desenho e modelação monocromática

Resolvi o desenho em cerca de 40 minutos, tentando ganhar tempo para a pintura. Mais tarde não se conseguem fazer grandes afinações, por isso há que acertar no desenho logo no início.
Para a pintura, comecei por preparar uma mistura de ocre com siena queimada. Depois misturei a tinta a óleo (c. 40%) com caseína (c. 60%) até ficar homogénea. A partir de então a tinta a óleo comum torna-se miscível com água e permite fazer aguadas! A água deve ser misturada a pouco e pouco para ligar bem à preparação de caseína sem fazer grumos. Como na culinária. :)
A lógica da pintura nesta fase é similar à da aguarela: para tons claros usamos maiores diluições; para tons escuros, maior concentração. Começamos pelo claro e terminamos com o escuro.
A caseína faz com que a tinta seque num instante, pelo que esta técnica é óptima para pinturas que se pretende acabar em apenas um dia. Uma vez seca a base de caseína, podemos passar à aplicação da cor.

Segunda fase: pinturas das tonalidades

O início desta fase é dedicado ao trabalho cuidadoso na paleta, para preparar algumas tonalidades para a pele bastante bem afinadas. Por exemplo um tom médio, um tom mais claro e um tom escuro. Adicionalmente podemos ter mais um tom rosado para zonas como o nariz e as bochechas, e eventualmente um tom levemente esverdeado ou azulado para algumas sombras. Mas para que as várias cores sejam todas compatíveis, o ideal é que inicialmente seja misturada a cor média em quantidade suficiente para depois se retirar porções que se misturam com outras cores para produzir as versões claras, escuras, rosadas, azuladas, etc..
A tinta é aplicada pura, sem diluição, para ser espessa e opaca. Quando se pretende terminar a pintura passados poucos dias, convém evitar usar óleo, para que o tempo de secagem seja menor.
Usa-se um pincel para cada cor e um pincel adicional para fundir as cores adjacentes. Assim evita-se que as cores se sujem.
Nesta fase da pintura usa-se uma gama de claro escuro relativamente restrita. Os brilhos e as sombras mais escuras são deixados para o fim.
Aliás, é contrapruducente aplicar tons escuros muito cedo. Se posteriormente chegarmos à conclusão que é necessário aclará-los, a aplicação de tinta mais clara provoca uma zona manchada e baça na pintura. Devem ser aplicados primeiro tons médios e só no fim os escuros.

Terceira fase: brilhos, sombras, pormenores e acabamentos.

Finalmente aplicam-se os brilhos (por exemplo no nariz) e os tons mais escuros da pintura, numa última camada. São finalizados com maior definição os olhos e os lábios. E dão-se os últimos ajustes para que a pintura funcione como uma unidade.

Desenho de modelo #55





Desenho de modelo #54


2ª Exposição 'Descobrir Novos Autores' #2

Terminou no final de Junho a exposição 'Descobrir Novos Autores' na Fábrica de Braço de Prata, na qual o meu livro Uma mão cheia de amoras esteve representado.




O projecto Descobrir Novos Autores - criado pelo escritor Rafael Loureiro, autor da trilogia Nocturnus - continua. Em Agosto a exposição terá lugar na biblioteca da Amadora e a itinerância continuará depois por mais locais.