segunda-feira, setembro 24, 2007

Mondim de Basto


Esta é uma pequenina pintura a óleo que fiz há cerca de 10 anos em frente da ponte romana que passa sobre o rio em Mondim de Basto (Vila Real). É um sítio muito bonito que convida a pegar nos pincéis.

Na semana passada regressei ao local. Continua quase na mesma, mas as alterações que foram feitas já são suficientes para que desta vez uma possível pintura não ficasse tão bonita: as árvores do lado direito foram eliminadas e as pedras da ponte que faltavam foram substituídas por outras novas, menos rudes e não tão bonitas.

Férias em Trás-os-Montes



Passei a última semana em montes, florestas de carvalho, rios abrigados por amieiros; vi muitos castanheiros carregados de ouriços. Fui equipada com os meus livros favoritos sobre árvores e aprendi a reconhecer umas quantas.




segunda-feira, setembro 03, 2007

Regresso às Berlengas


No fim de semana passado regressei às Berlengas com os meus colegas de field sketching, desta vez com o objectivo de apresentar publicamente com a Câmara Municipal de Peniche o resultado da semana de desenhos em Junho.

Gostei de rever esta ilha onde já me sinto em casa e de observar a evolução dos seus habitantes. Os pintos de gaivota que vi em Junho, deram lugar a bichos ainda muito patarecos mas que já voam e que têm quase o tamanho dos pais. E os ninhos das cagarras, em vez de um adulto a incubar um ovo, tinham desta vez um juvenil em forma de pom-pom cinzento.

Também encontrei um rato preto (Ratus ratus) que pude desenhar por estar ferido, provavelmente por causa de uma gaivota.