quinta-feira, abril 26, 2007

Chaga


Esta flor foi trazida da minha última passeada em Sintra, ontem à tarde. Foi apanhada na descida de Sta. Eufémia para S. Pedro e desenhada assim que cheguei a casa. O objectivo foi perceber a anatomia desta flor, que tem a particularidade de ter dois tipos de pétalas diferentes.


Arranjei um método para fazer desenhos coloridos sem perder ou esconder informação botânica relavante. Primeiro faço um desenho de linha a grafite, com todo o cuidado para representar correctamente as proporções e as inserções das várias partes; a seguir sobreponho uma folha de papel vegetal e trabalho nela com lápis de cor, como se fosse uma nova layer num software de edição de imagem. Assim posso ver só a linha, só a cor, ou tudo junto.


Fica também aqui o apontamento de que a chaga é uma flor comestível e saborosa (tem um travo a agrião e é adocicada) e pode ser usada em saladas, por exemplo! Bom apetite!

1 comentário:

isarose disse...

Bom dia Sara, sou uma amiga da mãe, quero dizer-te que adoro o teu trabalho principalmente a paixão com que passas para o papel os teus sentimentos pela natureza e o respeito pelos seus habitantes, espero que continues sempre a crescer nesse sentido e nunca percas a esperança de poderes passar a tua mensagem ao Mundo inteiro. Beijocas-